quinta-feira, 28 de julho de 2011

Carlos Grassioli, leitor de almas

No post anterior, Carlos Grassioli deixou um recado, e ao ler, me sensibilizei tanto que chorei, chorei e alivei toda minha dor, oriunda, sei, dos excessos internos que o corpo nao recebe como a desgarga da alma. Desde que nascemos, começamos a morrer (alguem disse isso). E, só Deus saberia encontrar o caminho dentro daquela noite... Somente uma determinada personalidade necessitará de muitas vidas. O evoluído é bem mais condicionado que o involuído; este estará mais sujeito a desajustes.
Tive muita vontade de fazer tudo para voltar aos primeiros tempos. Mas sempre houve outro fator, terrificante, um novo sintoma, que não permitia mais a mínima reação - a depressão... O esforço necessário não havia para as mínimas coisas. Compreendidamente desarranjada pelas paixões vulgares e sem sentido. Diziam-me com carinho: quanto maior for  sua responsabilidade, maior a ferida. Eu- triste completava: Eu sei, mas quero mergulhar no abismo e ver o que existe lá, alem da noite e silencio; e continuava melancólica, encarando uma tristeza doída, vital. 
Abandonei o trabalho pelo desanimo total que era portadora. Não procurava os amigos, não tinha condiçoes para buscar quem quer que fosse.
Recolhi-me do meio familiar, onde existiam ainda, condições de alento. Ao mesmo tempo, ocultei-me dentro de mim, e avaliei, nos matizes da própria dor, o abismo em que me precipitava conduzida pela invigilancia. E eu, pensava... Pensava... E, resisti a às pressões do abismo, vou caminhando com certo amargor e esperando por novas possibilidades...
Sei que todos terão sempre o nosso amanha positivo, mas é imperioso semear o terreno para a devida colheita. Mas, acho as coisas da vida tão interessantes.Com a pressao da agua, subo com muita velocidade ate a superficie, meu poço tem mola, que me joga pra cima quando começo a cavar minha cova com meus proprios pés. Algo que vejo na neblina chuvosa que encontrei no monte Roraima.
E seus olhos que são tão interrogativos que agora me lê, entenderão a dura sorte e dor que acompanha uma “alma tão sensível” que não cabe nesse mundo. E todo o suicida escolhe a morte como forma inequívoca de demonstrar sua grande e insuportável paixão pela vida.

VALEU CARLOS!! OBRIGADA POR SEM SABER, LER MINHA ALMA COM SUTILEZA


quarta-feira, 27 de julho de 2011

LOVE IS A LOSING GAME


For you I was a flame                    Pra voce eu fui um caso      
Love is a losing game                   O amor é um jogo de azar
Five story fire as you cam              Cinco andares se incendiaram  
                                                   quando voce me amou

Love is a losing game                   O amor é um jogo de azar

Why do I wish I never played       Como eu queria nunca ter jogado
Oh, what a mess we made             Oh, que estrago nós fizemos
And now the final frame                E agora o lance final
Love is a losing game                    O amor é um jogo de azar

Played out by the band                  Desgastado pela banda
Love is a losing hand                    O amor é uma aposta perdida
More than I could stand                Mais do que eu poderia aguentar
Love is a losing hand                    O amor é uma aposta perdida

Self professed... profound           Declarado...intenso...
Till the chips were down              Ate o encanto se quebrar
...know you're a gambling man    ...e notar que voce é um jogador
Love is a losing hand                    O amor é uma aposta perdida

Though I'm rather blind               Apesar de estar bastante cega
Love is a fate resigned                O amor é um resignado destino
Memories mar my mind              Lembranças denigrem minha mente
Love is a fate resigned                O amor éum resignado destino

Over futile odds                          Acima de inuteis expectativas
And laughed at by the gods         Ridicularizado pelos deuses
And now the final frame             E agora o lance final
Love is a losing game                 O amor é um jogo de azar
                                           
                                                        Amy Winehouse

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fui o pincel de alguns quadros

Depois de achar que compensa botar dois pés entusiasmado no chão, depois de ter dormido mal demais, sonhado coisas estranhissimas...Imagina, que alguém pintava quadros de paisagem sendo minhas pernas os pincéis...O que você acha disso? E eu permitia, como se meus dedos fosses as cerdas e lambuzados de cores percorriam as telas...Eu estava segurada pelo tronco, e era uma mulher que me segurava, era uma senhora que não via seu rosto. E eu sentia aquela mansa alegria de colorir algo. Não sei explicar. Às 3 e pouquinho da manha me restou a canseira e aflição de espírito. Eu sentia algo no quarto, eu sentia algo nas pernas. Não tive medo, esperei por algo diferente aparecendo entre as luzes azul e vermelha refletidas no espelho do armário, vindo da sinalização do ar condicionado. Formando um imenso farol, como se estivesse orientando o navio o seu percurso.
Às pressas, busquei consolo exíguo encostado a uma parede lateral da cama, um terço que ganhei a seis anos atrás de uma amiga enferma em Brasília. E por coincidencia o encontrei num baú que não havia aberto ainda na mudança de cidade, o pendurei na parede para no dia seguinte achar um local para guarda-lo que me reine a alegria de pensar na Bené - a amiga.
Rezei o Pai nosso, e a sensação mental que o que quer que estivesse ali, não mais senti sua presença. E sei que no meu vazio literal, ela estava carregando uma cesta de violetas. Recebi, imperturbavel, aquela chuva de violeta. E o mais incrível, o cheiro que se encontrava no quarto. E desta vez, eu tinha uma testemunha. Que disse: E que cheiro é esse? - Não sei.
Não é culpa minha se nesse recinto só eu tenho feitiços capazes de hipnotizar um homem. Enfim, não se deve especular demais sobre a sensatez das mulheres. Resolvi levantar, pedi um copo d`agua,fui atendida e sem demonstrar perturbação nenhuma, respirei profundamente para sentir o cheiro das violetas que como num regulador de luz, os chamados Dimmer, estava se esvairindo do ar. Surgindo assim, o enterro de alguma paixão.
Não, não sou louca, isso realmente aconteceu e tenho mais uma testemunha. Minhas olheiras que provam o quanto me sustentaram para uma noite mal dormida. Eu, para com os mais intimos, preferindo o silencio, não mencionei o incidente.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Desvaneios de uma INS-PIRADA

Ganhei a Bíblia Sagrada, o livro mais vendido no mundo. E ao demonstrar o carinho pelo recebido, abri na pagina de Jó 10; " Minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei da amargura da minha alma.
Nunca gostei de comentar a respeito das escrituras, sempre me mantive distante destes discursos religiosos, no máximo, o aprendizado vindo através do blogueiro e amigo Adão Braga (o Daozin) e do Jesus Apócrifo que me deixam intrigada sempre que remetem frases a mim. Enfim, minha opinião é que em pouco menos de 20 anos teremos uma NOVA SOCIEDADE, a sociedade das intituiçoes religiosas, que compensam a nós pobres mortais a dignidade e esperança que nos são roubados pelos mesmo que se comprometem a dar-nos,  o Governo. Rousseau descreveu bem essa normalidade na frase: Todo Homem nasce livre e muda essa condição. Transfere essa totalidade de seus direitos naturais ao Estado, com a finalidade de desenvolvê-los transformado-os em direitos civis, garanti-los e protege-los pelas leis de acordo com seus pactos sociais ".
Meus temores íntimos me recuam da realidade que em pouco tempo posso transformar na única realidade permitida, sinto medo, medo de perder minha lucidez. E por ironia, criar mais uma estatística da nova sociedade. Não a admiro na concessão social, mas na moral e fraternidade, não a nego.
Bem na hora que deveríamos nos sentir livres, o instrumento da riqueza, se torna o de castigo.
A pouco tempo estive no cemitério fazendo umas fotos e vi um enterro acontecendo, parei e fiquei a observar, entraram crianças alegres, iam alegres sem entender o resumo do segundo seguinte, como quem não pisa memorias nem saudades. Como se as imagens sepulcrais fossem bonecas de pedras. Não é a tristeza do lugar, mas a tristeza que é deixada lá, na entrega do ultimo adeus. Com flores mofinas, que de longe percebemos que não tem vida. 
Outro dia, me foi perguntado qual seria meu projeto arquitetonico para a defesa da monografia: UM CEMITÉRIO! - Respondi...Ouvi risos, testas franzidas, preconceitos impronunciaveis, os olhares passeando desde meus pés ao nível do meu olhar. Um conceito de rejeição corporal me percorreu o corpo e a mente. 
-CEMITÉRIO? 
-Vai colocar uma cama box ou criar um caixão mais estilizado?
-Nenhum dos dois...Vou criar alegria para receber a tristeza dos que apenas a abandonam por la...Transformar o gosto que se transformou em pena. Aquele que se labutou a vida inteira por este país e que abandonado pelo mesmo pais com seu sistema miserável de saúde falido,onde já nasceu falido, o emprestou um dormir em sete palmos de uma sepultura perpétua. E, que a família esteja sempre na peregrinação do local, podendo correr o risco de enterrar outros mortos por cima dele. Esqueceu que a Prefeitura apenas o emprestou?
E novamente, começo a ter medo, nao o medo de estar com um cano de revolver apontado para minha tempora esquerda, nem de estar numa corda de rapel com uma alma estourando, ou ver minha filhinha na beira do penhasco saltitando de emoçao ao ver o mar, é um medo difuso, sombrio, um abismo disfarçado, com uma placa luminosa escrito alienaçao.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROFESSORES e professores

Contrastes da vida. Nem a mim mesma porque é inútil. Qual é o teu prazer de tempo ganho? 

Teatro, jantares, festas animadissimas em mansões, tudo em excesso nos melhores lugares. Eu gozo também quando tenho vontade -o menor, o insignificante. 

Pois bem, a mim, a verdadeira inteligencia é a que se limita para evitar dissabores. E eu continuo no final da sala de aula, isolada, passando a imagem de uma zé ninguém. Simplesmente, assim...

Tu pode ter suas contrariedades. Eu nunca as tive. Nem as terei. Com meus sistema intimo dispenso-me de sentir e de fingir, não preciso de ti nem de ninguém nesse ambiente.

Minha inteligencia explicitada ira criar um espaço de inferioridade e de ódio. É por isso que me calo e somente observo. Numa sociedade que os parasitas apenas tripudiam, é inútil participar.

Resolvi conduzir-me sem ideias, sem interesses, no meio dos interesses confessados e inconfessáveis. É um erro servir de exemplo. Vivo assim porque entendo viver assim. 

Condensei apenas os baixos instintos da cobiça, exploração, depravação, egoísmo em que se debate os "homens" e na consciência de uma vontade que se restringe e por isso é forte.

À Prof.Dra. Maria Rosa, entenda: Marido Delegado : terá a mesma aparência que todos nós, depois da morte. O misterioso sentimento de fraternidade que não acha nenhuma China longe, nenhum ente demasiado estranho para seu lado sentir e gemer e se saber seu irmão.

Vamos salvar o mundo!!!!

Pergunta: "SALVAR DE QUEM? DE NÓS MESMOS"?

Guardarei vossa frase e usarei a seu favor: Quem se isola, se acha melhor que os outros...

A física explica que o frio não existe, o que existe é a ausência de calor.

Sua sala fria e desmotivada não é fato nem fator para a escolha de onde se deve sentar. No fim da sala, alunos conhecidos: alunos do fundão. Eis minha principal estratégia. Incomodar que não se incomoda com a vida.