quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ate se explicar está ficando complicado...


Um amigo me fez certas perguntas ontem e, meio atônico com minhas respostas saiu da minha casa chateado. Ele na ocasião questionava o "por quê" de eu ter um blog? Ele não vê vantagem nenhuma eu perder tempo em ficar escrevendo acontecimentos. Começou a me visitar e não achou nada interessante. Sequer os blog que visito. Bem, perguntei à ele, para quê ele lê livros? Já que nem tudo que se lê, nao segue como conceitos? A conversa durou... Querido J. O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele. Mas há outras que não vemos, embora existam. São as coisas que lemos. Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que elas apareçam diretamente em nossas cabeças. Se não lemos, todas essas coisas que estão guardadas em livros não aparecem para nós. Quem não lê, só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo. Muitas vezes no meio de uma conversa, ouvimos falar de uma pessoa ou de uma historia que um amigo conhece de leitura. E quem não leu, ficou de fora do assunto. E eu, queria que você conhecesse o que não esta à sua frente e, sim, dentro dos livros. Ai, sim, você vai poder conhecer o mundo que tanto sonha, as mulheres pensadoras do mundo, os grandes feitos do universo, e tantos outros assuntos que ontem não deu tempo de dividir com você. Você vai poder viajar sem levantar da cadeira. Visitar os blogs e encontrar muita gente interessante sem precisar conviver com ela. Vai rir e ate chorar com historias das pessoas que existem nos blog e livros. Não jogue fora a chance de saber que esta à sua frente! Alexandre, O Grande, teve como mentor, Aristóteles, que era um grande homem sábio. Platão veio bem depois... Mas você não deixou eu te dizer...


11 comentários:

Anônimo disse...

tem mulher que paresse homem, nao existe asunto que ela nao saiba. Isso imcomoda os marmanjos. Sabe de mecanica, lanternagem e pintura, no entanto outras, so sabem fazer as tarefas de casa. Eu nao gosto de mulher que sabe tudo me sinto impotente perto delas.Isso é um defeito meu, mas nao fico chateado com elas, chingando elas nem saindo batendo o pé.

Luis Claudio

Anônimo disse...

Lindo texto...


Queridissima, não importam os livros, os bloggers, os versos, as fotos...mas sim a vida que se lê. E apenas quem lê a vida saberá ler a vida através de qualquer linha que esteja falando de vidas e, com isso, entenderá a vida.

Anônimo disse...

Tambem acho, que não é o fato do blog em si ou do livro, e sim, a pessoa que não tem vontade de sair de si para conhecer outras coisas e pessoas, talvez já ache que conhece demais e o suficiente para toda sua vida, e não precisa aprender com as histórias dos outros. Algo assim.

E quanto ao fato de escrever em um blog, este fato em si, é algo que apenas quem gosta de escrever e de se expressar sabe, é muito bom, você se sente vivo, sente sua mente funcionando, produzindo, você produz conteúdo que as pessoas lêem, divide um pouquinho do seu mundo com elas, é bom demais!

Anônimo disse...

Luis Claudio:

seu comentário apesar de reconhecer o erro, não deixa de expressar machismo. "tem mulher que parece homem" porque sabe de muitas coisas, significa que a mulher em si não sabe de quase nada, e apenas uma parte passa a conhecer? e só os homens conhecem bem das coisas?

bom, deixa pra lá. mas esse tipo de comportamento, essa forma de ver as coisas, é algo que você deveria ao máximo mudar, pois está totalmente equivocado e pode te afastar de muitas mulheres incríveis.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado sua trajetória, acho seus textos ótimos, só tenho elogios a você...como sempre.

Anônimo disse...

Esta otimo, sugiro somente uma mudança:

Se alguma coisa o deixar abalado, seja forte; nao como as pedras que se desgastam ao bater das ondas do mar, mas sim como as ondas, estas que com sua furia suportam a dureza e ignorancia das pedras e as engolem ate o fim.
Sempre guardei as pedras pela sua longevidade e memoria...
Porem, amo as ondas, pela sua liberdade de ir e vir...

Você é a mistura das duas, dura e resistente como uma pedra, porem ama a liberdade como as ondas e o vento.

Anônimo disse...

VOcê já sabe disso, mas vou repetir:

- bem-vinda ao grupo dos maus compreendidos... e o grupo é grande... começa lá, há muito tempo com aqueles, ou antes dele que teve que beber cicuta.

Talvez, ele descubra a maravilha de se ter um blog...ou seja, dos que entrarão na próxima geração dos blogs.

Beth disse...

Adão!!!

O simpels gesto de pensar, para muitos, machuca!!! O fato não é só escrever ou ler, mas sim ler e escrever. Ou ainda saber ler sem precisar escrever.

Maus Compreendidos? ..... Ahhhh Adão, lembra daquele texto que coloquei?? "Quem me lê, não me lê" .... serei sempre uma má compreendida e indecifrável !!!

Jullie, lamento pelo seu amigo!! Não se explique muito, não é necessário. As melhores literaturas ele já perdeu, pois estavam na infância dele, mas se a alma for de uma criança, então, Monteiro Lobato ainda o aguarda.

Logan Araujo disse...

Descobrir o que nos move a fazer isso ou aquilo, as nossas escolhas não necessariamente tem que nos trazer vantagens, só o puro prazer, se seu amigo não compreende isso eu só posso dizer que sinto pouco por ele, não sabe o que esta perdendo.
Beijos

Unknown disse...

A única coisa que cobro de alguém é: saber RACIOCINAR DE FORMA LÓGICA. E quer queira ou não, apenas através dos livros e de uma cultura vasta de conhecimentos adquire-se esse hábito. E não precisa entender de Plantão, Socrates, Sartre, Baudelaire, Nando Reis ou Cazuza, basta ler, apenas ler.
O resto são meros blábláblás sem pé nem cabeça.

Anônimo disse...

Ainda é dificil explicar a razão de se ter um blog. Ou mesmo ler um. É dificil colocar em palavras, mas a partir do momento que se começa a fazer, os horizontes, as possibilidades se expandem de tal maneira que é impossível ficar indiferente.

Aquele que lê, seja livro ou um blog, vive em um outro mundo. Fantástico, na minha humilde opinião.

Grande beijo!