sábado, 29 de setembro de 2007

Eu nao quero usa-la como modelo!!


Depois de uma vida inteira dedicada à casa e ao trabalho, a Mãe toma um choque diante de situações limite. Como ver o filho dizer-lhe na "lata", que não pretende usa-la como modelo para construir seu futuro.

Eu, quis dizer a essa mulher que não precisava ter sido tão fiel seguidora de tudo aquilo que o mundo lhe impôs, que não valeu a pena usar aquelas mascaras em todas as situações. Que poderia ter sido mais amorosa, sociável, fiel, honesta consigo mesma. Deveria não ter feito tão acepção de tudo e todos. Que sua felicidade não precisava ter sido condicionada por um modelo nem por outro.

Cair na real, em resumo. E perceber que os sonhos, os valores adotados, não foram suficientes para proporcionar a felicidade desejada. Que julgar é demasiado, pesado.

Confesso que tudo isso nao me assusta. Apenas me faz pensar mais profundamente sobre a importância da vida e de nossas realizações. É claro, que estou numa idade em que as emoções são mais fortes e em que a gente se pega mais vezes pensando, e ate lacrimejando um pouco. Confesso que tento esconder as emoções e, acabo usando de alguma forma, uma mascara também, em me conter e não revelar tudo isso, que gostaria de falar à ela.

E agora, com seus quase 50 anos, fica difícil absorver esse aprendizado. Momento de crise esse, quando uma tempestade de questionamento vitais a invade. E verifica que não precisava usar as mascaras que usou ate agora. Que poderia ter gasto seu dinheiro de maneira a nao ser tao egoista. A pensar mais na hora de comprar tantos sapatos de griffes caras, poder utilizar o famoso: "Eu necessito, ou apenas desejo"?

Mas essa minha covardia repentina, sagaz e burra, nao me deixa, porque entre eu ela, permanece a linha de energia umbilical.

Mas, literalmente, nao estarei preparada pelos proximos 10 anos a ouvir de meu filho, que eu nao sirvo como modelo para seu castelo.



5 comentários:

Unknown disse...

Mulher surucucu

Quando estive para me separar da mãe do Rafael ficava numa masturbação mórbita de mim mesmo, arrumando desculpas para tudo só para não deixar de dar para eles a palavra "familia".
A minha filha mais velha, que é adotiva, me disse que jamais gostaria de namorar um cara sem decisões como eu e que naquele momento eu não era exemplo para o Rafael. Foram as palavras mais crueis que escutei de uma menina de nove anos de idade.
Surucucu...a gente pode não perceber, mas nossos filhos nos observam todos os dias e é o nosso comportamento que reflete neles seus destinos como homens e mulheres.
Naquelas duras palavras de Maria Eugenia, no alto de seus 9 anos de vida, pude ver que sou muito mais do que pai, sou um homem capaz de reconstruir e educar e ser feliz sem precisar estar preso à conceitos falidos de familia ou ficar me arrastando em relações mentirosas e sufocadas.
Eugenia hoje tem 14 anos e Rafael tem 11. São crianças extremamente felizes, tão felizes que até me assustam.
Acho que minha filha conseguiu ter um bom espelho de pai. No fundo, eles não estão nem ai para o casamento em si, estão mais preocupados em nos ver felizes.
Mudei por eles. E sou um PÃE de mão cheia.

Depois te mando as fotos dos dois pelo e-mail.
beijão totosa

Logan Araujo disse...

Já tive um papo difícil com meu pai em que tive de dizer que não mudaria minhas escolhas para faze-los feliz, o que eles esperavam não é o que eu desejo e falar essas coisas nunca é fácil.
Estava vendo os seus slide, linda, linda, linda. Tem prêmio pra você lá no blog.
Beijos

Anônimo disse...

Fiquei uns dias sem clicar aqui, e olha o que quase perdir, textos maravilhosos destes, experiências mestras e situações únicas que nos abrem os olhos... que bom que ele ainda a alertou, e avisou-a. Ela conseguiu parar, e mudar de rumo ou continua a insistir?

Anônimo disse...

Nos criamos nossos modelos e por eles somos moldados

Não adianta tentarmos fugir, somos modelos daquilo que nos molda, e um circulo vicioso. Nos somos modeos para nossos filhos, porem somos moldados por eles. O orgulho dos pais é verificar que seus filhos seguem seus exemplos, mas temos que perceber que eles nos moldam as suas necesidades e vontades.
Não devemos ser "generais", mas devemos ensinar os preceitos de organização, higiene, ajuda mutua, companherismo, da necessiade de busca do saber...Pois em sua vida adulta, quando estiverem na guerra do mercado de trabalho não são admitidos erros ou meios acertos, a nota minima exigida por este avaliador é dez, não são tolerdas respostas simplitas e muito menos a tentativa de culpar outros por seus erros.
Podemos não ser exemplo para nossos filhos (já foi o tempo em que o pai preparava seu filho para seguir sua profissão) mas temos que lhes ensinar o que sabemos de melhor e sermos sim exemplos de pessoas corretas, incorruptives e honestas em nossos atos e julgamentos.
O que dirá o filho daquele casal em que a mãe separou-se, pois decobriu que a vida tinha outras cores que ela ainda não tinha visto, pois vivia dedicada a sua familia desde os 16 anos, e agora com 31 e dois filhos percebe que seu marido por mis dedicado que lhe seja, não é como seu amante na cama, não gosta de noitadas, constroe para a familia e não gasta perdulariamente. Qual será o exemplo desta mãe aos filhos, qual será a mensagem que ela esta passando?
Eu estava esquecendo do mais importante, temos o livre arbitreo, e podemos sim mudar nosso destino, seguindo somente aquilo que nos soma e descantado os preceitos e exemplos negativos a vida. Este é o ponto mais importante a passarmos a nossos filhos, tenham a conciencia de seguirem o caminho correto.

Parabens a você, pois esta conseguido não seguir os maus exemplos e passar este preceito a seus filhos.

Beijos muitos Especiais

Beth disse...

Jullie Show
com certeza jamais falarei isso para meus pais que são puro orgulho e referência na minha vida.
só não sei se eles se orgulham muito de mim....

Enfim.....

beijos amore !!!
te amo