quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Profissão coragem.



Nos momentos críticos da vida, a esperança funciona como uma frágil ponte que nos permite atravessar o principio do desespero. Mas, é preciso permitir que isso aconteça.
Claro que as reações à adversidade variam bastante. Alguns se sentem subjugados, esmagados, incapazes de reagir de alguma forma. Já outros se dizem vitimas e acreditam que o mundo parou para eles, que suas vidas estão arruinadas para sempre. Alguns, mal ou bem, encaram o desastre, mas não se recuperam totalmente. E finalmente, há os que crescem e amadurecem com as dificuldades, por mais terríveis que sejam. São pessoas com uma grande capacidade psíquica e física, de lutar por sua integridade. São os grandes sobreviventes.

A vida é tudo para mim. Mas, não dá pra eu sair por ai saltitante, com um copo de caipirinha ou chandon na mão, tomando meus pilequinhos de fim de semana. Ela se torna diariamente uma disputa, um desafio permanente. Enfrentar diariamente confissões de varias personalidades de sobreviventes ou indigentes, têm me deixado algumas lições. Passei a prestar atenção ao seus desempenhos e, concluo que tudo é realmente efémero na vida. E com tudo isso, tenho desenvolvido uma versão de mim melhor e mais forte do que eu imaginava existir.


5 comentários:

Sarah Rubia Nunes disse...

quando ainda adolescente li um texto que dizia "sofre menos quem aprende com a experiencia alheia" não sei se é bem por ai, somos todos diferentes, mas podemos sim traçar um caminho menos penoso e mais cuidadoso.
Comecei a ler um livro, tem até um post sobre ele, ainda não consegui terminar, mas entre outras coisas ela fala do crescimento que a autora teve com as experiencias dos pacientes.
o ser humano é quase uma caixinha de pandora.
Bjs

Anônimo disse...

Um rio corre sempre no mesmo sentido, mas nem por isto ele esta parado, suas águas estão sempre em movimento, perseguindo um objetivo, que é chegar ao mar.
O força do rio esta em sempre seguir seu objetivo, corrigindo algumas vezes o percurso a ser seguindo, quando algo lhe barra a passagem, sem nunca deixar suas águas voltarem atrás.


Beijos

Anônimo disse...

Ju
Não sei o que houve, mas ao ler teu post hoje me deu vontade de não mais sentir medo dos meus sentimentos e dos sentimentos que me são dedicados. Acho que me resgataram, me salvaram de mim mesma...só não sei se foi para a vida, ou para quem me resgatou, quem procurou me resgatar.
Mas não vou pensar nisso...
Deixa rolar!!!

Tantos momentos punks na tua vida e você se doando sempre!!

Lindo menina

Anônimo disse...

Julie minha linda e amada psi, e quem é que te ouve? Quem é o psi da psi???

Quem resolve e ajuda os outros precisa de ajuda para resolver-se ou estes exemplos ajudam e resolve os seus?

Pense na morte, não em suicidio!

Anônimo disse...

Um cheiro!!!

Dãozin!!!