segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A gente iscrivinhemo e falemo erado. E daí?

Adoro quando ouço o sotaque da babá da minha filha, maromeno assim:

Fulana cade o papel que deixei aqui? "Ela responde: 'Num seio dona Julie!!!!

Gosto de ouvir, porque soa como humor, e me dá a chance de fazê-la sentir gente. Falo disso porque, quando eu repito a frase, ela se cala e eu complemento:

"Não tem papel nenhum no meus seios!! ...Hahahahahahahahaha...Ela morre de rir!! E eu consigo fazer alguém sorrir.

A Fulana, não teve chance de ir à escola, porque seus pais são retirantes do sertão e vieram parar aqui no norte. Ela, na verdade, só tem ate a 3º serie, porque eu matriculei ela no Acelerado (termo usado no Amazonas para educação de adultos). E, não gosto da utopia de dizerem que a chance existe para todos. Isso soa perfeitamente ignorante dizer.

A chance não existe para todos. O sol, também não. Depende da importância. O que dizer da mulher que ao dar à luz, enterrou vivo seu bebe em MG? O sol não nasce pra todos? Pra esse bebe, foi somente a lua, depois da luz...Mas, sobreviveu, deve pesar agora, uns 12 quilos.

Por isso, a importância das rupturas e das crises geracionais na luta pela hegemonia, assim como para a responsabilidades dos idosos, dos velhos e dos não tão velhos,nessa batalha. É, ler o que se esta escrito errado, ver com olhos de quem ascende a sabedoria não "critical". Encontrar uma linguagem comum através das diferentes idades, que aspiram a transformar o mundo e comunicar entre si, mesmo que soando outras palavras, vivências distintas.
A do amor ao próximo. Talvez essa seja a melhor forma de criar um bloco histórico, como centro de ligação entre os ditosos 'intelectuais e o povo'. Eu suporto sem crises, nem neuras linguísticas as escritas como: Xarme, iogute, champu, buxa p/xuvero e outras cositas mais.

Aí, é quando eu me proponho a ensinar o pouco que sei. Isso é o meu alimento para a alma. Acabo sempre, mostrando a diferença aos meus filhos, a fim de nunca criar a indiferença.

Não é mesmo minhas filhas?
Mas, mamãe, também é bicho e precisa estar no bloco históricos das rupturas!!

6 comentários:

Anônimo disse...

claro que a oportunidade nasce para todos apenas alguns não gostam de correr atras das oportunidades, preferem ser eternamente chucros e justificar suas limitações na falta de oportunidade. A sua alusão à criança abandonada foi sensacional.

Carlos

Unknown disse...

passei rapidinho para dizer que gostei muito do seu texto. Inteligente ao extremo.

beijão

Anônimo disse...

Sou antagonico nessas versoes. Mas, eu gostei, gostei mesmo de tudo isso ai...

Anônimo disse...

aqui tem um senhor que fala da RAIDO e sempre inverte coloca a letra I no meio das palavras:

- OIDO
- KAITA
- FOISSA
- NOISA
- RAIDO

Eu, tenho um vicio que só pronuncio PLARTICO

Vai entender!!

Unknown disse...

Pior do que isso é realmente a falta de interesse em buscar conhecimento, nesse ponto, concordo com o Carlos. Vivemos no mundo das oportunidades e até em telecurso segundo grau se aprende, mas quem quer acordar as cinco da manhã para aprender?
E ainda se diz: estou subindo lá em cima, ou estou descendo lá para baixo. Ou fica-se rindo da ignorância alheia quando na verdade, em muitos casos, é o sujo falando do mal lavado.
Para mim, a falta de interesse em crescer, é a pior das ignorâncias. O resto dá-se um jeito, pois nunca é tarde para aprender o b+a = ba.

Beijão surucucu
Pena essa confusão em San Diego ter atrapalhado tua viagem. Logo nos veremos. Pode acreditar.

Sarah Rubia Nunes disse...

Quando vejo minha empregada sair as 5 correndo para ir a escola ja com 50 e tantos anos, eu acredito que quando se quer tudo se consegue, No primeiro recado que conseguiu anotar veio mostrar toda orgulhosa, haviam alguns erros, mas pelo esforço longe de mim critica-la, eu vi um homem aprender a ler sozinho porque queria entender a biblia, logico que existem pessoas que realmente não tem como, esses não são analfabetos são vitimas da sociedade e de um governo desleal ao seu povo. Merecem respeito e solidariedade.
Vim pelo blog do Wolve.
Passa lá no meu espaço.
Bjs