sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ter amigos

Estava ouvindo no carro (é sempre no carro) um CD de Jamie Cullum, cantor inglês que é um gatinho, quando uma musica me chamou atenção. Em tradução livre, o refrão dizia: 'Nestes tempos de prazeres superestimados e de tesouros subestimados, fico feliz que você exista'. Na hora, não pensei num amor, num amante ou no marido: o que me veio à cabeça foram os amigos.
Nestes tempos de valores tão distorcidos e efêmeros, é um conforto saber que podemos contar com os amigos para as coisas grandes e pequenas. é o M, ligando para dizer quais os filmes em cartaz que valem a pena ver. É a L, que volta de ferias e trás de Paris aquele patê que sabe que eu adoro. É o V, que manda e-mail para saber se eu estou bem do ocorrido com meu cachorrinho. É a B que te manda um depôzinho no orkut que anima a sua alma cinza do dia. é o G, que convida para uma noitada regada a vinho e conversa sobre sua viagem a Portugal,China e Rússia. É aquele amigo, o A, que mesmo nunca ter te tocado, consegue chegar a sensível toque de sua alma.
Esses são os amigos que fazem parte da minha vida hoje, mas existe outra categoria: os amigos da adolescência que encontro raramente, pois estes se encontram espalhados pelo Brasil.
Como a minha melhor amiga da escola (colégio Andrews-RJ), que tem uma filha de 10 anos que eu vi no batizado...Da primeira vez que raspamos as pernas e usamos os biquini de cordinha, do primo dela que deu em cima de mim, das tardes que comíamos leite condensado com chocolate escondido..Ahh, existe magia entre amigos que é única: a cumplicidade pra rir das boas e más lembranças. E esse momento, de gargalhadas e olhos umidos, vai se transformar em outras lembranças.
A felicidade de ter amigos, é que eles vivem com a gente no passado e no presente.
Muitos deles, vivem comigo diariamente, sempre que ligo o computador e os vejo passar.
Eu vivo totalmente, eu vivo para os outros. Mesmo que minha vida passe dentro de uma incomunicabilidade de uma cela. Estar vivo é inatingível pela mais pura sensibilidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os amigos é tudo isto que você escreve. Os amigos da adolescencia e da juventude ficam mesmo espalhados, mas, todos eles tenho certeza que pensam em nós do tanto que pensamos neles.

Eu tenho alguns amigos assim de A até não sei que letra do alfabeto, talvez até o Z.

Anônimo disse...

Ontem Teresinha me ligou...e como foi bom ouvir a voz de Teresinha e sua risada ao dizer que estava desempregada. Eu disse: E agora Têca? Ela respondeu: Acho que vou para o RJ gastar um pouco minha rescisão.

Amigos de longe, de perto, virtuais...uns vão, outros ficam, outros pedem licença, outros gritam que vão ficar.

Vc é daquelas que vai ficar para sempre...em meu coração, na minha vida

Tatá disse...

Sabe Julie, lendo você, eu bem percebi o quão relapsa ando com meus amigos. Me bateu um quê agora que as lágrimas não param de cair. De tudo que tenho na vida, os meus amigos são os tesouros. São eles que me dão forças para continuar, para pular as barreiras, para saltar pontes, para tudo. Sempre me dei conta disso, mas também sempre guardei pra mim. Vou parar com essa bobeira e deixar bem evidente para todos...para todas as pessoas que fazem meu coração alegre diariamente.
Obrigada pelo texto lindo...obrigada por ter trazido à tona minhas emoções.
Beijos com carinho

Anônimo disse...

Oi, as letras dizem tudo (ou quase) o sentimento esta expresso.
Pena não ver a letra que expressa tudo.

EU