sábado, 28 de fevereiro de 2009

Voce se encontra aqui? Foi mera coincidência...

Ontem fui fazer exames em Valentina, estava demorando, resolvi assistir um filminho no cinema com a Sarah. Comprei os ingressos e o atendente do cinema estava demorando a devolver o troco. Faltavam cinco minutos para o inicio do filme. Ao ser cobrado, assim me respondeu: " Você esta fazendo questão de cinco centavos ??? R$ 0,05 (centavos).

-Não, senhor. Você que está fazendo questão, dos meus cinco centavos...

Acho inteligente, gente que usa cinto de segurança, gente que desliga o celular no cinema, gente que respeita o espaço alheio. Admiro a mulher que ganha seu próprio dinheiro, admiro homem que não tem preguiça em trabalhar duro, que estaciona o carro, mesmo longe, pra pegar os filhos na escola e, assim, não atrapalha o transito, respeitando a todos. Tenho quase orgasmo por gente que cobra nota fiscal na loja, por gente que pede desculpas no trânsito, por gente que dá bom dia para a natureza, para o vizinho, para o desconhecido. Chego a esboçar leves sorrisos quando vejo alguém ajudando os outros, devolvendo o que não é seu, tratando chefes sem bajulação, apagando o cigarro na presença de crianças.

Minha rejeição não é ao pecado, mas ao pecador. Não sou Deus, tenho a liberdade de ser e fazer o contrário dEle. Ele ama o pecador, não o pecado. Eu sou o inverso. Aceito o pecado, mas detesto o pecador. Detesto quem rouba, quem xinga, quem falta com o respeito. Acho brega, indulgente, gente que mente, acho cafona e subdesenvolvida gente que puxa saco, gente que desvia dinheiro público, gente que recebe pensão alimentícia e se esquiva em trabalhar, gente que maltrata bichos, gente que anda pelo acostamento e gente que fura fila. Falar alto ao telefone num restaurante é tão deseducado quanto arrotar em frente ao Padre, em seu próprio casamento. Receber troco a mais e não dizer nada é o mesmo que soltar um sonoro pum (o famoso peido) num lugar lotado. Pra mim, estacionar em vaga de deficiente no shopping é o mesmo que limpar meleca debaixo da mesa do escritório: espírito de porco.

Sim, porque no fim meus princípios agem mais como receptores do que como transmissores. Sinto atracão por gente simpática, por gente honesta, por gente elegante, por mais humilde que seja. A elegância dos bons costumes. Por isso e por um punhado de outras coisas tenho poucos e valiosos amigos, gente que tem endereço fixo, conta bancária modesta, ficha limpa na polícia, crédito livre no mercadinho da esquina.

Não há nada mais atraente do que gente humilde, gente honesta, gente trabalhadora, gente educada, gente asseada, gente elegante, gente bacana.

Que me perdoem os mentirosos e os espíritos de porco.

Honestidade é fundamental.

Respondendo ao e-mail que recebi, perguntando se eu sou metade do que escrevo.

Não...Sou muito mais...

Tudo é questão de respeito ao próximo e a nós mesmo.

Mas, por favor, só não vale pensar que em algum momento o texto foi pra você!

Bons costumes e elegância, faz um bem danado.

3 comentários:

Anônimo disse...

“É. Eu me acostumo mas não amanso. Por Deus! eu me dou melhor com os bichos do que com gente. Quando vejo o meu cavalo livre e solto no prado - tenho vontade de encostar meu rosto no seu vigoroso e aveludado pescoço e contar-lhe a minha vida. E quando acaricio a cabeça de meu cão - sei que ele não exige que eu faça sentido
ou me explique.”

A Hora da Estrela - Clarice Lispector !!!

Amore, me pediste um poema que fiz para Louise? Não lembro dele. Mas, procurando-o, reencontrei esse texto de Clarice que coloquei para ti no dia do teu aniversário, ano passado. Creio que tenha a ver com teu momento.

Recebi um e-mail do Adão, li um texto teu, li um e-mail seu em resposta, mas só vou me interar ipis litteris do assunto quando retornar, isto é, se der, pois ando tão atarefada que mal tenho tempo para blogar e brincar na rede, no máximo leio meus e-mails e coloco fotos no meu orkutinho. Mas uma coisa eu disse para o Adão: uma mulher que aproveita sua ida aos moteis para pegar os sabonetes e dar aos doentes de cancêr, não pode ser a mesma mulher que cede à intempéries.

Uma analogia para ti: uma das provas mais dificeis em concurso público é lingua portuguesa principalmente nas questões de interpretação de texto; é o que mais reprova e o que tem peso 2. As pessoas não sabem ler e consequentemente não sabem interpretar uma leitura, um texto, um paragrafo, uma frase, um poema, uma palavra, uma vogal ou consoante, uma idéia sociologica. Mas não podemos cobrar muito quando a questão é cultural. Não podemos cobrar entendimento completo da lingua dos homens e muito menos da lingua dos anjos, para todos. Afinal que graça teria tamanha perfeição? Portanto não cobre educação, postura, ética, elegância quando tudo isso, em verdade, vem de berço...

"Todos os seres humanos são iguais. Não é verdade: todos os seres humanos são diferentes, e devem exercer esse direito até suas últimas consequencias." (Paulo Coelho). Alguns só buscam as consequências e nessa busca muitos enlouquecem.

Beijos
Namastê
até semana que vem...


PS: Se não fiz o poema para Louise, então o farei...pois ela é linda!!! Benza Deus...que familia linda vc tem.

Letícia Losekann Coelho disse...

Concordo contigo e te digo mais... Devemos cobrar que seja 5 centavos, sabe pq? Pq se a compra deu R$ 55,50 e tu dá R$ 55,40 o caixa do supermercado por exemplo, diz que no final do dia o dinheiro não fecha.
Detesto gente que não respeita os outros! Adorei teu texto, virei aqui sempre também. Obrigada pela visita no blog.
Beijos

Anônimo disse...

Magoei! Eu pensei que estava tecendo elogios a mim, uns, um tanto acima de minha personalidade e experiência, mas, vai saber se não revelo mais do que sou.

É muito bom ser o que se é. Faz uns 10 anos que ouvi o lamento de meu pai:

- O que me adiantou ter sido honesto minha vida inteira, se hoje, não posso dar uma vida melhot para meus filhos.

Minha mãe respondeu:

- O que adiantou a vida boa e riqueza material que seus amigos deram para os filhos deles, se a maioria estão hoje encrencados com a justiça, com as drogas, e não sabem viver?

É o que vale.