segunda-feira, 23 de março de 2009

Télos

Quando criei o blog imaginei escrever coisas sobre as quais eu já havia experenciado. Falei de mim, do vizinho, do cachorro, dos desafetos, dos sentimentos, das ideias, da minha mãe, dos meus filhos. Mas ainda não havia comentado sobre a essência do meu trabalho. Principalmente, do trabalho de dez anos atrás, que era o que eu me propus a fazer ao iniciar o blog. Falar do caminho sofrido e árduo do paciente com câncer, o momento traumático do diagnostico, o problema da verdade, as descrições das reações do paciente das várias etapas do tratamento ate a morte, as reações da família e da equipe que acompanha o paciente canceroso.
Convivendo diariamente com histórias impressionantes de perdas, fracassos e desesperança, anteriores a ocorrência da doença, pensei descrever aqui os aspectos altruísta para que, quem ler, possam refleti-los melhor sobre o verdadeiro sentido de suas vidas. Longe de ser uma pretensão, imagino que as pessoas possam ser mais felizes.
O câncer não tem cor, nem raça. E certamente já te levou alguém que você ama ou conhece. Ele não tem piedade. O câncer pode roubar-lhe aquela alegre ignorância que uma vez levou a acreditar que o amanha se estenderia para sempre.Cada dia é um dom precioso para ser usado, sabia e eternamente.

Espero que eu tenha conseguido explicar o motivo da firmeza que tenho, em vivenciar cada dia com um sorriso no rosto, diante dos problemas. Sem dor, sem desesperança.Sem sentido.
Ter estado tão próximo da morte, é, com certeza, aprender coisas muito significativas e importantes sobre a vida.





5 comentários:

Anônimo disse...

Nunca perdi alguém por causa do cancêr, mas sei bem o que é estar de cara com a morte. Passei de horas contadas a dias e mais dias de vida e sei lá quantos dias mais eu terei pela frente. Mas, acredito que somente pessoas que conhecem o limitrofe da vida/morte sabem realmente olhar a vida sob um outro prisma... E são essas pessoas que reverencio, mesmo que elas não tenham percebido o real significado de ter "uma nova chance".

Minha cunhada descobriu que tem um timoma no mediastino e somente descobriu por causa de sintomas caracteristicos de stress, depressão, paralisia muscular e facial. Esse tumor pode ser benigno (90%) ou maligno (10%), mas o interessante nesse processo dela foi a descoberta do problema e suas possiveis causas. E assim como a endometriose, há teses que vão desde má formação genética ao stress normal daqueles que vivem a mil por hora e que são tomados por cobranças bestas de nossa sociedade formada por gente mais besta ainda. O legal foi ela me dizer na semana passada: "dane-se marido, dane-se casa, dane-se concursos, dane-se engravidar, dane-se o mundo, dane-se a minha mãe...vou cuidar de mim, do meu timoma e das minhas nóias".
E é esse poder de transformação de nós mesmos, diante de limitrofe de vida/morte, que nos fortalece e nos faz dar um f... para os outros.

Beijos Jullie
Estou olhando o relógio do computer e já vi..."estou atrasada", afinal, o ônibus chamado mundo, não esperará por mim. :) :)

Letícia Losekann Coelho disse...

Teu post me fez pensar bastante! Tenho muito medo de ter essa doença... não consigo nem pronunciar o nome!
Beijos

Anônimo disse...

Aquele que te corroi por dentro, mas como ja ouvi de voce, a mola no fundo do poço esta la para nos elevar.
É otimo sempre aprender com você a cada experiencia e vivencia.

Beijos

Seu

Anônimo disse...

Nalguns momentos destes somos capazes de muitas ações, atitudes, sentimentos, buscas, sensatez e insensatez também.

Nem sempre entendemos o TÉLOS.
Não queremos comprender o télos.
Não aceitamos o télos, porque o télos em certas circunstâncias é cruel e nos desafia a encontrar a saída do labirinto da dor e do sofrimento com a razão, a fé e a esperança intactos. Sem deixar o bojo molhar.

Desde 1993 que não ouvia ou lia sobre este termo.

Anônimo disse...

Sou aquele que te ama nao por quem tú és, mas por quem sou quando estou contigo.

Pois você é

“Sou dona de mim, da minha vida e do meu destino. Sigo meu bom senso, minha razão, minha emoção e minha sede de ser livre! Bom é viver assim, sem amarras, sem apego ao passado e sem preocupação com questões que ainda não foram superadas. Pois o mundo ainda precisa evoluir muito, há muito o que Superar... Eu penso, reflito e analiso Sou um ser em constante mutação Sou “Eu Mesma”, mas não sou “Sempre a Mesma” Não sou normal, pois ser normal é chato, é repetitivo, e EU gosto de transformações. Gosto de olhar por vários prismas e mudar de opinião, de gosto, etc. A mudança não é somente física,mas também é abstrata e intrínseca A beleza e juventude se vão Mas o conteúdo da alma permanece ...”

Viva viver a liberdade e ser feliz e livre contigo, pois a liberdade dois e a melhor de ser vivida.

Beijos

Seu