sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sonhos

Mais uma vez estive com a insônia. E fui passear nos blog dos meus “queridinhos”. Eu também, já deixei claro aqui o que gosto, assim como, não gosto de escrever sobre a profissão.

Não gosto, por exemplo, de falar de psicologia, psicanálise, psicopatia etc...Mas, gostei muito do texto do meu querido “Café, Insônia e nenhuma criatividade”, texto SONHOS. E resolvi, mesmo não gostando de postar nada sobre teorias. Estou aqui. Vamos lá, voltar agora que comecei não aceito.

Freud descobriu, então, que o desejo escondido nos sonhos muitas vezes tinha um caráter sexual nos adultos. O mais importante disso tudo é que os pensamentos recalcados ainda tinham que passar por uma censura, antes de entrar no estranho mundo dos sonhos.

Freud também afirmou que ao analisar os sonhos, a semelhança entre o neurótico e o normal se torna mais aparente. E escreveu em diversos livros e artigos de época que, a função dos sonhos era descarregar as tensões de desejos proibidos e recalcados. Ou seja, o caráter do inconsciente é demonstrado pelo funcionamento do recalque nos sonhos. E seus mecanismos são: Condensação (uma única imagem pode representar varias associações - representa impulsos diferentes; Deslocamento: Os sentimentos ligados a determinado objeto passam a ser associados a outro. Por exemplo, o ódio, a cunhada, o inimigo é deslocado para o ‘cachorrinho branco; Dramatização: Xii, essa é a maior parte dos sonhos, é claro, tem um caráter visual como um filme. Simbolização: As imagens substituem, ou simbolizam, outras coisas. Símbolos fálicos-como o revolver,prédios altos et cetera, tem outros bastante conhecidos e interessantes, que a mulherada adora. Os símbolos representam objetos e relações sexuais, dizendo Freud. E por fim, Elaboração Secundaria: Que é ao acordarmos, lembramos só sonho e começamos a imaginar o que ele significa. Assim, damos inicio a uma interpretação que pode nos afastar ainda mais do conteúdo latente. Podemos dizer que os sonhos são versões distorcidas, disfarçadas, de desejos ocultos e recalcados.

Não se pode esquecer que os sonhos sofrem distorção; os processos psíquicos por trás deles poderiam ser expressos, originalmente, por palavras completamente diferentes. É preciso fazer uma distinção entre o conteúdo manifesto do sonho, do qual você se lembra de manha e traduz em palavras com dificuldade (e, aparentemente, de forma arbitraria) e, os pensamentos latentes do sonho, que estariam no inconsciente.

6 comentários:

Anônimo disse...

pois é.o interessante dos sonhos é a nossa vontade quase louca de contar o sonho para alguém...é quase uma sensação d alívio poder contar pra algm!

www.naosounormal.com

Anônimo disse...

Putz...
E se forem pesadelos?
Olha...estou tão cansada mentalmente que mal e porcamente li teu texto, mas vou comentar a La Martin Luther King: EU TIVE UM SONHO...ai chega Kid Abelha e diz: VOU TE CONTAR. ai chega minha amiga e diz: quase me atirei do oitavo andar.

Caraca
Que viagem !!!
Bjs doce Jullie

Anônimo disse...

Queridinha lá, queridinho aqui... eu é que não apareço em lista alguma!

Quanto aos sonhos penso que a maioria não passa de uma reação quimica cerebral.

Alguns tem significado outros apenas uma alucinação induzida!

Quanto aquela história lá, da exclusão, ainda não entendi... procurei saber mais informações, mas até o momento sem novidades!

Anônimo disse...

Prezada Julie,

Estive lendo a documentação do serviço Blogger, e lá diz mesmo, que a exclusão só é feita desta maneira em que ocorreu com o seu comentário. O estranho, é que somente eu tenho esta senha. E a documentação diz assim:

- Quando você exclue o comentário, o nome da pessoa permece, juntamente com a frase: ' este comentário foi excluido pelo autor', por via das dúvidas, troquei as senhas.

E estou procurando meios de notificar a equipe de desenvolvedores do serviço.

Já que você mencionou o dito cujo, amanhã irei visitar Adão e Katia, pois fiquei sabendo, que andou acontecendo algumas estranhezas por lã. Inclusive no inicio desta noite de sábado, Kátia caiu.

Não sei dizer, mas, as noticias que me chegaram foi que ela fraturou o pé...

Adão não teve uma semana legal.. Ele esteve no limite estes dias, e se o conheço bem, tá espumando pelos cantos da boca!

Um super domingo para você!
Com carinho !

J. Apocrifo!

Anônimo disse...

Olá julie, finalmente achei seu blog :)

Sobre os sonhos, a muito tempo que não tento entender e agora muito menos tento lembrar dele .. pois nunca consegui chegar a lugar nenhum com isso ..... E relamente não sei o que dizer sobre essa teoria de Freud esse lance do que se vê pode ser o que não não está vendo ..não é muito minha praia ... gosto das coisas as claras ...

Sobre a insônia , sabe que já tive ... mas do jeito que veio também se foi ... ou melhor inverteu ... sou ótimo para ir dormir mas péssimo para ficar na cama ...

Bjs e boa semana :)

Anônimo disse...

Esqueci ... vc adora Café del Mar, pois tenho todos os CD's e foi por intermédio dos cd's do Café d.Mar que conheci o grupo La Caina ... já ouviu ???? Adoro Eles ... ganhei até autografado :)