sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Insuspeitas emoções

Estou preocupada com o Kaio. Sei que não tens nada. Porque sinto e rezo.
Passei a 1/4 da noite pensativa, tentando imaginar a vida dele, dos seus pais. Tentando formular uma vida na qual eu pudesse estar "conectada", em sintonia. Isso só pode ser amor. E como se adquire amor virtualmente? Acredito que são as palavras, "osmose" de outros, que me inspiram a ser sempre mais.

Pensei em meus filhos como parte da sociedade, do mundo, de suas almas. A noite me pareceu longa, no entanto, depois da recepção inesperada de amigos. Fui me deitar quase à meia noite e, se somar 1/4 do que fiquei acordada divagando em minhas memorias, dormi pouquíssimo e me sinto melhor!

Afinal, quem são nossos filhos? O que representa nós na vida deles, alem do simples relacionamento pais/filhos?
Longe de hipóteses orientadoras, quando estava trabalhando no consultório.
Porém meus filhos são verdades inquestionáveis, que vão ao longo do tempo passando desatentas sem procurar entender em profundidade.
Por exemplo: A 2 filha, dizem: Ela puxou o jeito energético da mãe.
Da outra dizem: Ela tem o temperamento do pai e, a outra puxou o gosto pelas artes da avó...et cetera, et cetera...

A primeira coisa a desaprender com relação às crianças é de que elas não herdam as características psicológicas, como inteligência, dotes artísticos, temperamento, bom ou mau gosto,simpatia ou antipatia, doçura ou agressividade. Cada ser é único, em sua estrutura psicológica, preferências, inclinações e ate mesmo idiossincrasias. Somente características físicas são geneticamente transmissíveis: cor da pele, dos olhos,ou dos cabelos,tendência a esta ou aquela situação, enfermidades, traços fisionómicos e coisas dessa ordem.
Quanto ao mais, não. Pais inteligentíssimos podem ter filhos medíocres, tanto quanto pais aparentemente poucos dotados de inteligência, podem ter filhos geniais. Pessoas pacificas geram filhos turbulentos e, virce e versa, pais desarmonizados produzem crianças excelentes, equilibradas e sensatas.
Por isso eu digo, cada criança, cada pessoa, é única, é diferente, e embora possa ter, duas ou mais, certas características em comum ou muito semelhante, cada uma dela é um universo próprio.
Estou divagando tudo isso, pois certa vez, meu amigo, pai de Kaio, disse-me: Kaio é diferente do irmão, se prometer algo a ele e não cumprir, ocorre a terceira guerra mundial.

E acima de tudo, quando se tem 2/3 ou mais filhos, por que são tão diferentes entre si, uma vez que foram gerados a partir do mesmo conjunto de genes e criados, no lar, sob idênticas ou muito semelhantes condições?

Algumas das minhas perguntas madrugadoras, ainda terão de esperar um bom punhados de anos. E, ainda nao encontrei em nenhuma religião, o que o Pai, Todo Poderoso, não teve pressa em explicar-nos aquilo que nós ainda não temos condições de entender.

Meus filhos, os amo de qualquer forma, em quase todas as situações...

4 comentários:

Anônimo disse...

Te envio noticias no e-mail.

Anônimo disse...

Querida mãe de nossos filhos, não houve ainda mudança no quadro atual.
Eu passo parte da noite vigiando as crias. Percebo que houve mudanças na maneira como ele dorme.

Antes ele não roncava, agora faz paradas respiratórias que me amedrontam. Corro, estico o pescoço para liberar a glote, é quando ele volta respirar normal e constante.

Várias vezes durante a noite vou ao quarto observá-lo. Apoio o pescoço de maneira a facilitar a respiração.

A medicação ainda não apresentou mudanças na evolução, no volume e tamanho.

- Fez raio X da arcada dentária;
- Fez uma panorâmica;
- Fez ultrasonografia no local;
- Fez consulta ao pediatra, ao neuro, ao dentista, ao clinico geral, ao naturalista;
- Fez exames diversos de sangue para tentar localizar alguma inflamação.
- A pediatra mediu, acompanhou, apalpou e disse que ele pode continuar a vida como antes.
- Esta fazendo tratamento com antibióticos;
- Foi recomendado fazer hemoterapia;

Estamos acompanhando de perto. Hoje, fomos ao mercado comprar frutas, legumes e verduras. Ele me cobrou pelo serviço de acompanhante. Carcamano!

Kátia está mais uma vez envolvida em campanha política, ao menos, desta vez, conseguiu um contrato razoável.

Pedro Henrique é quem faz a guerra pelas promessas, Kaio é mais tranquilo e cômodo, à semelhança do pai que a mãe disse que é.

Fiquei emocionado e você me fez chorar. Ninguém! NINGUÉM mesmo, nunca havia declarado tanto amor ao meu filho.

Obrigado! Um cheiro carinhoso de um pai antigo e que tenta viver na modernidade.

Anônimo disse...

Eita paizões que me emocionam vcs dois heim???
Que belo texto Jullie, vindo de uma super mãe para um super pai.

Tb sinto que Caio não tem nada, já falei isso para o Adão várias e várias vezes. Mas coração de pai, é algo para ser respeitado. Coisas que acontecem para unir e fortalecer cada vez mais a familia de Adão. Ele está bem e assim como veio, logo vai embora também.

Olha...os filhos de vocês merecem os pais que possuem.

Zelem por eles...sempre !!!

Sarah Rubia Nunes disse...

Julie,
Que texto lindo, também estou muito preocupada com o kAIO, desde que soube dos exames dele não falei mais com o Adão.

Esse quadro atual em que ele descreve acima me preocupou um pouco, por não fazer menção a um alergologista.

O zelo do Adão pelos filhos, é algo pra ser velado, não tem o que dizer, é sublime demais.


Pais, que conseguem ver os filhos não como uma extensão de si, mas seres com universo proprio, merecem aplausos sempre.

Parabéns, seus ultimos textos tem mostrado um lado maternal maravilhoso em vc.

Bjs