sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Uma estrela, uma flor, um aprendizado.

O Pequeno Príncipe sentou-se numa pedra e ergueu os olhos para o céu:
- As estrelas são todas iluminadas...Será que elas brilham para cada um que possa um dia encontrar a sua?
Olha o meu planeta. Está bem em cima de nós...Mas como ele está longe!

- Teu planeta é belo - disse a serpente. - Que vens fazer aqui?
-Tenho problemas com uma flor - disse o Príncipe.
-Ah! -Exclamou a serpente.
E se calaram.

- Onde estão os homens? -Tornou a perguntar o Principezinho. - A gente se sente um pouco só no deserto.
- Entre os homens a gente se sente também um pouco só - disse a serpente.
O Príncipe a olhou-a por um longo tempo.
- Tu és um bichinho engraçado - disse ele. - Fino como um dedo...
-Mas sou mais poderosa do que o dedo de um rei -disse a serpente.
O Príncipe sorriu.
- Tu não és tão poderosa assim... Não tens nem patas...não podes sequer viajar...
- Eu posso te levar mais longe que um navio - disse a serpente.
Ela enrolou-se no tornozelo do pequeno Príncipe, como se fosse um bracelete de ouro.
- Aquele que eu toco, eu o devolvo a Terra de onde veio - continuou a serpente.
- Mas tu és puro e vens de uma estrela.

O Principezinho não respondeu.
- Tenho pena de ti, tão fraco, nessa Terra de granito.
Posso ajudar-te um dia, se tiveres muita saudade do teu Planeta Posso...
-Oh! Eu te compreendo muito bem - respondeu o pequeno Príncipe. Mas por que falas sempre por enigmas?

- Eu os resolvo todos - disse a serpente.
E calaram-se os dois.

Passagem do livro: O PEQUENO PRÍNCIPE. Relendo pela nona vez.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ganhei o Pequeno Principe com 9 anos de idade de uma professora do colégio...era presente de amigo oculto. Guardei esse presente durante anos até que um dia emprestei para alguém e esse alguém surrupiou meu pequeno principe de minha infância querida.

Sempre estava relendo....é inesquecivel e apenas poucos conhecem ou sabem perceber seu verdadeiro significado.

Se há 3 livros que daria de presente para qualquer criança em idade perceptivel à interpretação seria: O Pequeno Principe, O Menino do Dedo Verde, Meu Pé de Laranja Lima. São livros inesquecíveis. Assim como foram para mim que os carrego no coração e na lembrança cada trecho, cada frase, cada sentimento despertado.


Beijos

Anônimo disse...

Quase uma semana sem ler teus textos. Culpa dos feeds que não atualizaram. Mas, já tá resolvido. E só descobri porque estranhei a inatividade. Todos os dias tem, porque agora não.

Quanto as dores de cabeça, sofro com as dores dela estes 14 anos. Vem sem avisar, e acaba com a alegria do dia!

Anônimo disse...

Quase uma semana sem ler teus textos. Culpa dos feeds que não atualizaram. Mas, já tá resolvido. E só descobri porque estranhei a inatividade. Todos os dias tem, porque agora não.

Quanto as dores de cabeça, sofro com as dores dela estes 14 anos. Vem sem avisar, e acaba com a alegria do dia!

Anônimo disse...

Uma namorada que tive de Niteroi sempre fazia citações do livro.

O dialogo que ela mais citava era as palavras dele e da raposa.