quarta-feira, 11 de março de 2009

Manual da experiência


Não existe o manual. O título é falso.

Quem já é Mamãe sabe de cor as mudanças físicas e hormonais da gravidez.
Na teoria sabemos que nada mais será como antes, que não vamos mais dormir, que vamos gastar uma verdadeira fortuna com itens que há nove meses nem sabíamos que existiam...

Tudo bem. Isso tudo, todo mundo já sabe...E nada disso importa quando se decide ter um filho. Mas existem outras transformações, maravilhosas, mais profundas, que alteram a vida para sempre.
Agora que minha filha acabou de nascer, já de volta a cidade que moro, são tantas alegrias, novidades, medos e preocupações práticas que nem estou vendo as mudanças acontecerem. Mas elas acontecem: meus valores, minhas prioridades, minha capacidade de amar, minha paciência. Tudo mudou.

Quando vejo a menina que eu era e a mulher em que me transformei depois da maternidade, é que consigo compreender o tamanho das mudanças que meus filhos trouxeram. Vai muito alem das cinco estrias na bunda, a falta de sono, os olhos tomados por olheiras. E, acredite: é maravilhoso!

Estou de luto. O luto da barriga. Que representa o meu nascimento de mãe e a morte da gestante.

Era tão, tão bom. Um ar de arrogância direcionado aos maus educados predadores das filas de banco que reclamavam por a 'gestante' passar 'a frente. Ahh, que tempo gostoso. Ser paparicada, mimada por todos. Cade?? Quero de volta!

Se o Dr. Moron ler esse texto, vai me expurgar da terra. hhahahaha... Mas, para a miga Ly, garanto, não terei mais filhos. Mas por ela, emprestaria meu ventre e gerava seu tão sonhado filho. Xii, barriga de aluguel? Bem, por ela sim, eu faria.

O que mais muda na vida dos filhos? Com certeza: a mãe.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que texto lindo querida Julie.
A maternidade, a gestação é a tua cara...você nasceu para ser mãe e mãe de muitos e muitos e muitos.

Hummm...será que você não pode ajudar tua amiga com a ovodoação?

Beijocas

Letícia Losekann Coelho disse...

Julie, depois dos filhos nunca somos as mesmas... Creio que melhoramos como pessoas.
Beijos

Anônimo disse...

Fora as minha teorias de conspiração, dominação e opressão de uma sociedade machista, eu gosto de ver as redondas, as grávidas. Gosto em especial da frase:

- Eu vi a mulher preparando outra pessoa, O tempo parou para eu olhar para aquela barriga

Força estranha.

Para cada filho nascido, um manual novo e diferente. A experiência ajuda, porém, é tudo novidade.

Unknown disse...

Um dia desses estava assistindo um programa sobre O Homem Grávido. Fiquei empolgadissimo, pensei que desta vez poderia ser minha oportunidade de ser pãe. Mas o cara era um transexual que preservou os orgãos reprodutivos femininos. Que sacanagem. Que sacanagem.
Esse prazer ou dor de ser mãe, ninguém tira de vocês.

Beijos