Recebi este grande presente, uma revelação surpreendente para mim!
OBRIGADA C.G ..Via Gamboa rsrsrs
Adônis
No
registro de nascimento constava como filho de pai desconhecido e sobre sua
origem paterna sempre pairou certo mistério.
Já
era quase adulto quando descobriu ser fruto de uma espécie de incesto. Sua mãe, ao perder o pai na adolescência,
havia tido uma relação com o padrasto , o novo marido da mãe, sua avó.
Era
filho do homem que até então ele chamava de Avô.
Na mesma ocasião ficou sabendo,
também, que o médico que o havia trazido ao mundo, amante da mitologia grega e
conhecendo sua história, sugeriu à mãe que lhe desse o nome de Adônis.
Uma
pessoa reservada, de poucas palavras. O necessário, somente o necessário diz ele,
até hoje.
Foi
assim desde criança, não obstante sua
mãe tivesse feito o possível e o impossível para que ele se tornasse uma criança “normal”,
igual às outras.
Interpelado,
pela mãe e pelos professores, a todos surpreendeu, sempre, com a mesma resposta:
“eu prefiro escutar o silêncio”.
A natureza privilegiou Adônis com um corpo atlético, um tipo
de beleza serena, quase perfeita, que lhe confere um porte altivo, orgulhoso e uma
nobreza natural, que o faz merecedor do nome que tem. Traços esses dos quais se
utiliza para camuflar ou disfarçar, mais que uma natureza frágil, uma sensibilidade
fora do comum. Muitas vezes, por sentir
a nítida sensação de não caber em nenhum compartimento pré-determinado, não vê
outra alternativa a não ser a do isolamento. Mais do que um estranho no ninho, Adônis sente-se, muitas vezes, um estranho no mundo.
Com o tempo, revelou-se um expert em silêncios. Conhece todos os tipos: os silêncios de agora, os silêncios de outros tempos, os silêncios de outros lugares, os silêncios dentro do silêncio.
Evita
e não aprova qualquer silêncio imposto pelo medo. Por exemplo, o silêncio
construído em cima de palavras não ditas, que ele conhece muito bem, porque é
muito comum, principalmente, nas relações familiares e que com o passar dos
anos, como que se revestindo de camadas sobre camadas de um material transparente,
permanece ali, a vista de todos, congelado, cristalizado, para sempre,
resultando num tipo de desconforto crônico.
Aprecia
muito, o silêncio singular, que pontua a expectativa que precede o início de um
espetáculo cênico. Normalmente, de
imediato ao último sinal, apaga-se a luz da platéia; então o som morre, dando
lugar ao silêncio absoluto, até o momento em que o palco se ilumina, ao mesmo
tempo em que o som renasce em forma de musica ou através da voz humana.
Ele
entende que é justamente nesse pequeno intermezzo, entre o último sinal e o
início do espetáculo, quando o silencio então se torna soberano, que se abre o
espaço para a magia da comunhão plena e perfeita, entre palco e platéia.
O silêncio
da mata, da montanha, o silêncio dos antigos cemitérios à beira da estrada, o
silêncio dos lugares ermos, das taperas, das casas velhas vazias, abandonadas,
o silêncio denso do deserto, onde esteve
uma única vez, o silêncio do templos religiosos, das ruínas, esses são os
preferidos de Adônis e onde ele costuma recarregar suas baterias.
Além
de grande amante dos silêncios , foi desenvolvendo, naturalmente, também, um
talento especial para descobrir, em lugares absolutamente isolados e
silenciosos, o ambiente ideal para alguns prazeres secretos e solitários.
Como
aquele parque de dunas, um pequeno deserto, entre a montanha e o mar, que ele
consegue ver da janela do seu quarto, no alto do morro. É um dos seus lugares prediletos e que no
outono, sobretudo nas noites de lua nova, quando o céu é todo estrelado, lhe
proporciona, como que em dois atos, momentos de raro prazer. Um dos seus
prazeres solitários e secretos.
Normalmente
no mês de maio, após as chuvas de março e abril, formam-se entre as dunas,
pequenas mas profundas lagoas, limpas,
cristalinas, de água da chuva.
Adônis
desce o morro ao entardecer, chegando num horário em que de hábito ninguém mais
passa por lá. O sol se pondo atrás das montanhas cobertas pela mata, em
oposição ao mar, oferece um espetáculo outonal de luz e cor púrpura de rara
beleza, ao qual o espectador assíduo, andando pelas dunas até anoitecer por
inteiro, assiste sempre embasbacado, como fosse a primeira vez.
A
noite, ao descer lenta, faz o tempo perfeito entre os dois atos.
Então a brisa, como uma escultora invisível, tocando levemente a areia, levanta uma tênue poeira que, tocada pelo azul noturno, torna-se aveludada, fosforescente, quase prata, dando início, assim, ao segundo ato.
Então a brisa, como uma escultora invisível, tocando levemente a areia, levanta uma tênue poeira que, tocada pelo azul noturno, torna-se aveludada, fosforescente, quase prata, dando início, assim, ao segundo ato.
De
tão silenciosa, a paisagem é quase lunar e as e pequenas lagoas, como num passe
de mágica, transformam-se em gigantescos cacos de espelhos, de formas variadas,
e salpicados de estrelas , espalhados entre as dunas.
Adônis,
como de costume, sobe o cômoro mais alto, que forma a lagoa maior , mais
profunda e prepara-se para um instante quase de oração, despindo-se ,
lentamente, inclusive, da condição humana.
Em
seguida e totalmente nu, sentindo um leve arrepio pelo corpo todo e já com a
respiração alterada, é invadido pela
sensação do prazer pleno e sensual, que precede o momento de
gozo e ao ganhar asas, lança-se
no espaço, num mergulho-vôo,
quase cego, que de tão perfeito,
ao penetrar e fecundar a água, produz um ruído mínimo, igual ao do peixe
voador ou de uma lança.
Ao
vir à tona, extasiado, tem a nítida sensação de estar se banhando em retalhos
de firmamento que, ao desprenderem-se da abóbada celeste, em estado líquido,
colaram-se ao chão.
A temperatura dentro da água é tépida,
uterina.
E ele gosta de ficar lá...
... Para sempre!
... Para sempre!
3 comentários:
Ou seja, até na mitologia, lendas, contos, narrativas antigas, há estes "loucos" que gostam destas coisas ai descritas.
Me fez lembrar meu amigo D. Braga, que era visto, criticado, rotulado de louco por que, sempre que viajava pelo extremo sul da Bahia, parava o carro a BR e adentrava mata atlântica adentro, e permanecia pelo menos 60 minutos pelado e correndo.
Mas, é muito gostoso fazer isto, e mais, poder fazer!
Beijos de eu - Conectado!
QUEM TE MANDOU ISSO TE DESCREVEU MUITO BEM!
UM ADONIS NUM CORPO FFEMININO...EITAAAA QUE SO MUDOU DE CORPO ESSA ALMA.
BEIJOS QUERIDA
Estou um pouco em silêncio, também...
Vim aqui te dar um beijo e, que surpresa...um texto do meu querido tio!
Que bom...a vida quando se desenrola simples, muitas vezes nos surpreende com momentos assim...bom, muito bom.
bjinho
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