terça-feira, 29 de abril de 2008

Nocivo

Caramba! Li o post do Adão e me surgiu um turbilhão de pensamentos de caminhos errados que tomei. Sendo o meu maior competidor, o que eu pretendia chegar a ser.
Costumo guardar na memoria frases que me fazem bem: " Se me encho de adornos, acabo por me esconder. Sônia Adhariass Soares.
Eu deveria ter meus 15 anos, logo se passaram 15 anos e me recordo o que me fez ser eu mesma...a frase...Isso é instigante nos meus belos e adoráveis (nem tanto) 30 anos de existência. E la me vem a lembrança que Agosto está próximo, e soma-se 31.
Costumo pensar e perpetuar nas pessoas que me escolhem, que as mesmas se preocupassem em obter sucesso nas pequenas coisas, esqueceriam as grandes ambições que acabam por não alcança-las.
Percebo que certas pessoas não são tão ruins, e eu não sou tão bacana. Tudo é relativo. Caraca! Tudo nessa vida passa ao relativo. Eu comparada a um mendigo, sou milionária, ao um milionário, sou mendiga.
Esse poder absoluto me arrepia os nervos, esse tom de razão nas ponta da língua e dos dedos me atiça esse sentimento imundo que sinto, porque não sou tão limpa assim. Quando fazemos do poder nosso único objetivo, deixamos de ser donos do poder, e ele passa a ser nosso dono. E o dinheiro é sempre singular. Ele dá a nós tanta alegria quanto o amor, tanta angustia como a morte. Seria o relativo novamente em mim?
Como me perco nos labirintos das extremidades do meu unico ser, estúpido, inútil. Tomei cuidado para não exagerar nas descobertas e insignificâncias, porem o importante na resolução de problemas não é que algumas pessoas sejam melhores que outras. Pelo contrario, o importante é que a resolução de problemas é algo que se pode aprender. Dificilmente se aprende, porque ninguém ensina. Mas, ensina nas linhas daquilo que não se sabe.
Eu estou ridícula em escrever, mas lúcida em pensar.
Por que me leu ate aqui?
Não quero deixa-lo (a) sem entender meus labirintos que nem mesmo sei por onde comecei e onde irei parar.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pré-conceito

Eu vim a Florianópolis ocasionalmente, meu voo seguiria para Navegantes, pelo mau tempo, parei aqui...

Os diálogos iniciados e preconceituosos sobre 'tatuagem'.

-Eu tenho tatuagem sim, alias, nao uma, sete! E farei brevemente a próxima.
-Olha só, vou te falar um pouco sobre tatuagem, quer ouvir?

-Não! Isso é satânico! Esta na bíblia!

(vou ate pedir auxilio ao meu querido "Jesus
Apócrifo")

Fui atrás de saber mais, realmente está no Alcorão, tomei cuidado a perguntar e pesquisar com um amigo islâmico:

Lemos: " a tatuagem é uma marca satânica, causa maldição, as abluções rituais não tem nenhum efeito sobre a pele tatuada d:33)

Ainda não muito convincente, tatuarei mais uma, pois na minha concepção, por mais burra que possa ser, isso é um tabu...

Preconceito é sinonimo de mente preguiçosa.

O CORPO HUMANO É UM TRAJE SAGRADO.
É O PRIMEIRO E ÚLTIMO TRAJE DE UMA PESSOA.
É NELE QUE SE ENTRA NA VIDA E, É COM ELE
QUE SE PARTE DELA.
DEVE SER TRATADO COM HONRA
COM ALEGRIA E MEDO TAMBEM.
MAS SEMPRE COM GRAÇA.
Martha Graham-Memórias do Sangue

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Extinção do mal


Depois de muitos espinhos, lascas no chao e pedras no caminho. Aprendi que nada de anátemas, gritos, discórdia ou pragas. Em qualquer parte seja o mal destruído, não pela violência, mais pela força pacifica e edificante do bem, que existe dentro de todo ser humano. Somente nós criaturas humanas, por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe. Simples ilusão. O mal não suprime o mal. Em razão disso, está na bíblia que Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que a única energia suscetível de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do bem. Sabe aquele (a) criatura que te fez o mal? Inclua-na em suas orações, quando a encontra-la, mentalmente deseja-lhe o bem, isso irá fazer um bem danado ao seu coração. E não deixará que seus orgãos ser envenenado pelo rancor. Eu costumo dizer que vivo com meu coração na boca. Quem compreende - perdoa sempre.
Nao passe a semana sem acrescentar o seu tijolo para o bem. Que a sua oportunidade de servir ao outro, nao se perca no grande vazio das horas inuteis.

Uma otima semana a todos nós....

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sonhos

Mais uma vez estive com a insônia. E fui passear nos blog dos meus “queridinhos”. Eu também, já deixei claro aqui o que gosto, assim como, não gosto de escrever sobre a profissão.

Não gosto, por exemplo, de falar de psicologia, psicanálise, psicopatia etc...Mas, gostei muito do texto do meu querido “Café, Insônia e nenhuma criatividade”, texto SONHOS. E resolvi, mesmo não gostando de postar nada sobre teorias. Estou aqui. Vamos lá, voltar agora que comecei não aceito.

Freud descobriu, então, que o desejo escondido nos sonhos muitas vezes tinha um caráter sexual nos adultos. O mais importante disso tudo é que os pensamentos recalcados ainda tinham que passar por uma censura, antes de entrar no estranho mundo dos sonhos.

Freud também afirmou que ao analisar os sonhos, a semelhança entre o neurótico e o normal se torna mais aparente. E escreveu em diversos livros e artigos de época que, a função dos sonhos era descarregar as tensões de desejos proibidos e recalcados. Ou seja, o caráter do inconsciente é demonstrado pelo funcionamento do recalque nos sonhos. E seus mecanismos são: Condensação (uma única imagem pode representar varias associações - representa impulsos diferentes; Deslocamento: Os sentimentos ligados a determinado objeto passam a ser associados a outro. Por exemplo, o ódio, a cunhada, o inimigo é deslocado para o ‘cachorrinho branco; Dramatização: Xii, essa é a maior parte dos sonhos, é claro, tem um caráter visual como um filme. Simbolização: As imagens substituem, ou simbolizam, outras coisas. Símbolos fálicos-como o revolver,prédios altos et cetera, tem outros bastante conhecidos e interessantes, que a mulherada adora. Os símbolos representam objetos e relações sexuais, dizendo Freud. E por fim, Elaboração Secundaria: Que é ao acordarmos, lembramos só sonho e começamos a imaginar o que ele significa. Assim, damos inicio a uma interpretação que pode nos afastar ainda mais do conteúdo latente. Podemos dizer que os sonhos são versões distorcidas, disfarçadas, de desejos ocultos e recalcados.

Não se pode esquecer que os sonhos sofrem distorção; os processos psíquicos por trás deles poderiam ser expressos, originalmente, por palavras completamente diferentes. É preciso fazer uma distinção entre o conteúdo manifesto do sonho, do qual você se lembra de manha e traduz em palavras com dificuldade (e, aparentemente, de forma arbitraria) e, os pensamentos latentes do sonho, que estariam no inconsciente.

terça-feira, 8 de abril de 2008

A Carta que não foi enviada


Hoje a tarde fiquei em casa, comprei uma estante nova e delicada para reorganizar meus livros. Ahh, como fico feliz com meus livros, alguns vou reler porque já não lembro das aventuras. Mas, a historia que deixo é outra. Como somos frágeis em alguns momentos da vida. Espero que alguém possa interpretar o que eu estava querendo dizer, porque passado o tempo, nem mesma sei o que pretendia....O que salva, é que o canalha que seria o destinatário, não leu, porque não enviei...rsrsrs...Acabei guardando dentro do livro: 'A NÁUSEA', de Jean Paul Sartre. Que estou relendo novamente. Me delicio com Sartre.
Descobri coisas interessantíssimas, como o desabafo medíocre de uma mulher desolada num período de rompimento de casamento...Ufa!
O texto:

Você tem respostas prontas e ainda debocha da minha ansiedade para amigos. O que aconteceu? sei...Muitas vezes não aconteceu nada que possa ser resumido. Eu respondo: 'Nada', e você cobra ausência de resposta, logo, agravando meu mal estar. Não percebendo que eu preciso de silencio. Muda de assunto de repente só porque não te interessa. E não usa a técnica de retirar a ultima frase para fingir atenção que não funciona mais. Para mim, é difícil chegar ao ponto de partida como se nada tivesse existido antes. Porque, nada me agrada quando meu corpo não esta em sequência, é preciso esperar, o que às vezes é ridículo você acariciar a minha barriga. Isso é letal.

Ri, pacas de mim mesma, mas talvez na época não seria essa a minha reação...Ahh, como é bom ser auto aprendiz de si mesmo.


Síndrome particular

Meu primeiro caso clínico foi uma vitima da síndrome, apesar de eu não ter percebido isso na época. Nem me culpo tanto nesse sentido pois, é uma pressão fortíssima o pós-formado sofre. Pelo menos eu sentia isso. Eu trabalhava na força aérea com orientações aos jovens egressos. Fase boa, maturei bastante, namorei bastante, deixei meia dúzia apaixonados, sem ao menos nunca ter beijado alguma boca.
Voltando à síndrome, nunca é tarde para o homem amadurecer pelo seus próprios esforços.
Portanto, ame a criança, porque ela não se ama, acredite no homem porque ele não acredita em si mesmo, e acima de tudo, ouça-o pois, ele não ouve a si próprio. A fim de sobrepujar esse problema, nós precisamos percorrer a maior distancia do mundo: a que vai de sua boca aos ouvidos.
Assim, fui maturando toda a existência , toda a totalidade de lidar com minhas próprias incertezas e julgamento de mim.

JUNG: CADA VIDA É UM DESENCANTAMENTO PSÍQUICO QUE NÃO SE PODE DOMINAR A NÃO SER PARCIALMENTE.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Respondendo ao e-mail

Quando vivo, meu Pai sempre dizia: O bem que fazemos, a nós mesmos fazemos.
O estado psíquico de gratidão é uma faculdade do ser humano. Somos filhos do amor. Mas não devemos nos importar com agradecimentos e sim, compreender o que realmente somos, para que, ultrapassando o egoísmo, cheguemos ao estado de humildade. Em que a gratidão seja um estado natural de se viver. Beneficiando a nós mesmos quando cultivamos o sentimento sincero de gratidão.
A natureza não dá saltos, nada é excepcional e a beleza esta na simplicidade. Devemos viver bem, e no bem, sempre.
Somente a compreensão nos faz ver a beleza nas coisas simples. Aprendo a -las. Estudei e estudo, trabalho e tenho paz. Estou bem.
Venho deixar explicação sobre e-mail que recebi sobre o texto: PRESENTE DO DIA.

O email dizia: "Gosto de ler seus textos mas parece-me como uma adolescente de 15 anos falando de flores, coisas bregas. Digo que essa flor é uma estúpida em nascer no asfalto, e você perder seu tempo olhando, parando seu carro, com tantas coisas para observar, como pessoas que passam fome, mendigos nas ruas etc, mas não perca seu tempo com florzinha, procure coisas mais interessantes e úteis para postar..."

Prezado amigo: Quando morava na minha cidade, decidir por fazer coisas consideradas por alguns, excepcionais, como: Voar de Asa Delta, e com um agravante (Beth deve gostar desse nome-agravante) por ser mulher, bonita, inteligente e com estrutura financeira tranquila.
Soa um pouco afrontoso falar da estrutura financeira, nem combina com a simplicidade que tenho. Morava em São Conrado e sempre, na praia, via as gaivotas voando. Encantava-me com seus voos, que me transmitiam a sensação de liberdade. São tão livres!! Fui tentar imita-las usando um esporte maravilhoso que é o voo livre. Nunca cheguei perto da liberdade delas...Tive outras sensações diferentes, como a humildade de agradecer a Deus por aqueles momentos de superação por me comparar a uma gaivota. Isso é a minha historia de vida que inclui as florzinhas estúpidas de raras belezas. Sugiro que olhe para dentro de si, tentando entender e, chegar ao estado de compreender, veria o quão belo e analógico é a natureza. Que nossas respostas para nossas perguntas e pequenas questiúnculas pessoais, estão ali, naquele momento mudo de entender, que nada é mais importante do que a sensação de estar vivo nesse mundo revolto e mutante. Tente novamente ver as belezas aqui anunciadas, para ver as belezas admiradas. Um beijo de fraternidade, querido...Qual mesmo seu nome??

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A poesia faz falta.


Chama à porta, vou abri-la
Se me disser teu nome e trouxer
as mãos desarmadas.
Peço que te descalces,
o nosso chão é limpo e sagrado.
Minha mulher e meus filhos
te saudarão com alegria,
não te iludas - é o nosso jeito de ser
Partiremos contigo o pão que houver,
e o acolheremos ate que passe a tempestade e possas regressar a teu lugar.

Mas se confundires nossa hospitalidade
com a vassalagem dos covardes,
e quiseres abusar de minha família
e mandar em minha casa,
eu te matarei com minhas mãos.
Entregarei teus restos aos cães e abutres.
Dormirei e amanhecerei sem remorsos.

Texto do séc.18, usado pelo ETA, e traduzido do espanhol por mim...